Reforma do Teatro da Escola Preparatória
de Cadetes do Exército

city in numbers

Trata-se de um projeto desenvolvido pela FUNCEB, em parceria com o Exército, em 2006 para a reforma e reestruturação da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas-SP.

A escola, construída na década de 40, situa-se em um belíssimo conjunto arquitetônico cujo conjunto principal encontra-se em processo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) do Estado de São Paulo.

O projeto foi concluído com sucesso, preservando o patrimônio arquitetônico, histórico, cultural e anímico da Escola Preparatória de Cadetes. Além disso, ofereceu à sociedade a oportunidade de conhecer a participação do EB nos cenários nacional e internacional. O mesmo projeto, constitui na preservação do auditório da EsPCEx no Teatro Carlos Gomes, que conta com um espaço de 500 lugares e uma grande biblioteca.

Esse novo espaço cultural respeitou as condicionantes do seu tombamento e buscou resgatar parte do projeto original do arquiteto Hernani do Val Penteado, datado da década de 1940. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, nos termos da Lei Rouanet e conta com o patrocínio da Petrobrás.