Rádio Verde-Oliva
A Rádio Verde-Oliva FM – 98,7 MHZ, emissora da Fundação Cultural Exército Brasileiro, teve seus primeiros estudos para implantação conduzidos pelo Centro de Comunicação Social do Exército no ano de 1996. Mas, somente em 1999, foi concedida a outorga do único canal de radiodifusão educativa em frequência modulada disponível no Distrito Federal.
No decorrer do ano de 2000, o andamento do processo legal e técnico continuou e, finalmente, em dezembro de 2001, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a inclusão do canal 254e, Brasília (DF), no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em FM.
Em fevereiro de 2002, o Ministério das Comunicações concedeu permissão à Fundação Cultural Exército Brasileiro para executar serviço de radiodifusão sonora em FM, com fins estritamente educativos e culturais, na cidade de Brasília. A partir de abril desse mesmo ano, começaram, então, os testes de transmissão e, no dia 12 de junho, foi efetivamente inaugurada.
Em 2009, a sua potência de transmissão foi ampliada para 20KW, com a finalidade de atender a todo o DF e cidades do entorno. Desde então, os estúdios da emissora passaram por reformulação e troca de equipamentos que possibilitam a emissão do sinal digital. Ambos os sistemas, rádio digital ou analógico, utilizam o espectro eletromagnético para transmitir sons. Com a autorização da rádio digital na capital federal, a Verde-Oliva FM já está habilitada a fazer a conversão.
Com emissoras em Brasília (BSB), Manaus (AM), Três Corações (MG), Resende (RJ), e Santa Maria (RS), o Exército pretende ampliar o Sistema Verde-Oliva de Rádio, prevendo emissoras em todos os Comandos Militares de Área, com os objetivos de preservar e de fortalecer a imagem e a reputação da Instituição, por meio da integração com a sociedade brasileira.
Essa conquista só foi possível graças à parceria bem-sucedida entre o Comando do Exército, por meio do CCOMSEx, a Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) e o apoio da Fundação Habitacional do Exército (FHE/POUPEX).
O Sistema Verde-Oliva é uma das capacidades do Sistema de Comunicação Social do Exército e suas emissoras colaboram para a preservação e o fortalecimento da imagem do Exército Brasileiro.
A Rádio Verde-Oliva, operada pelo Centro de Comunicação Social do Exército, leva até a população brasiliense uma programação moderna, que busca promover valores cívicos e culturais do País com música de qualidade, notícias nacionais, internacionais e militares, utilidade pública e variedades.
A implantação da Rádio Verde-Oliva contou com apoio financeiro da Fundação Habitacional do Exército.
Rádio Verde-Oliva Brasília
Imagem do Estúdio RVO em Brasília
Rádio Verde-Oliva Manaus
No ano de 2019, a Rádio Verde-Oliva amplia a expansão da sua transmissão, nascendo assim a Rádio Verde-Oliva Manaus, que inaugurou no dia 30 de Outubro, instalada na sede do Comando Militar da Amazônia.
Rádio Verde-Oliva Três Corações
No dia 10 de dezembro, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou em suas dependências a inauguração da mais nova integrante do Sistema Verde-Oliva de Rádio. Fruto do trabalho compartilhado pelas equipes da ESA e do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), a transmissão para Três Corações concretiza mais uma etapa de ampliação do Sistema Verde-Oliva de Rádio, que leva a marca de credibilidade do Exército Brasileiro.
Rádio Verde-Oliva Resende
Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) já conta com um novo canal de comunicação. Foi inaugurada no dia 23 de julho, a Rádio Verde Oliva (RVO) – 92.3 MHz.
O comandante do Exército, General Freire Gomes, destacou a importância desse novo canal de informação entre o Exército Brasileiro, AMAN e seu público.
“É uma forma do Exército aprofundar suas raízes. Estou muito feliz de estar aqui hoje presenciando esse momento. Sem dúvidas, é um novo canal pra expandirmos nossas ações tão importantes para a Pátria”, ressaltou o General.
Amplamente moderna, a nova emissora promete trazer uma programação de qualidade, em especial sobre a rotina do Exército e sobre a AMAN