Projeto Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável
A Fundação Cultural Exército Brasileiro e o Exército Brasileiro desenvolveram, em 2004, o projeto Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, que contemplou os ecossistemas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, abrangendo todos os estados da Amazônia e áreas do Grande Rio, Grande São Paulo e Distrito Federal, tendo atingido um efetivo aproximado de 40.000 (quarenta mil) militares e mais de 200.000 (duzentos mil) jovens alistandos.
Esse projeto, que tem como objetivo contribuir para a preservação e o uso sustentável dos nossos recursos naturais está sendo desenvolvido, este ano, apenas em seu Módulo Mata Atlântica, com a participação de cerca de 16.000 (dezesseis mil) militares servindo em Organizações Militares localizadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Esses militares, após o licenciamento das fileiras do Exército, constituir-se-ão em agentes multiplicadores, nas suas comunidades.
Considerando a relevância do tema Educação Ambiental e o considerável efetivo de militares que estão sendo capacitados, convém destacar, na relação custo x benefício, os expressivos benefícios que o projeto trará para o nosso país, na medida em que conscientizará o jovem para o fato de que o uso coletivo dos nossos recursos naturais deve atender às necessidades de nossos dias, sem comprometer sua utilização pelas gerações futuras. Isso é Desenvolvimento Sustentável