home       sábado, 21 de setembro de 2019

 

Exposição Fortalezas da Ilha de Santa Catarina
O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/ SECARTE organizou a exposição "Fortificações da Ilha de Santa Catarina" que será aberta dia 02/05 à 03/06 com visitação de segunda a sexta das 13 as 19 horas, no Espaço Cultural do Arquivo publico do Estado de SC.

A Universidade Federal de Santa Catarina UFSC é gestora de três fortificações na região de Florianópolis: Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim (no município de Governador Celso Ramos), Fortaleza de Santo Antônio, na ilha de Ratones Grande, Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Bateria de São Caetano, ambas junto à Praia do Forte, no norte da Ilha de Santa Catarina. Estes tres monumentos estão abertos a visitação publica, são verdadeiros museus ao ar livre, pois preserva e nos contam muito da nossa historia.

Em 2010 marcamos os 271 anos do início da construção do Sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, idealizado pelo brigadeiro José da Silva (1739) 31 anos que a UFSC assumiu a tutela da primeira fortaleza, Santa Cruz de Anhatomirim (1979) 26 anos da abertura da Fortaleza de Anhatomirim à visitação pública (1984) 21 anos do início do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/UFSC (1989), que em parceria com o IPHAN e com o apoio da Fundação Banco do Brasil concluiu a restauração de Anhatomirim, e realizou a restauração completa das fortalezas de Ratones (1990) e São José Ponta Grossa (1991), que passaram também a ser administradas pela Universidade Federal.

O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da UFSC que em todos esses anos vem continuamente trabalhando com o objetivo de promover o estudo, a preservação, a divulgação e a valorização das fortificações históricas da Baia norte da Ilha de Santa Catarina.

Para tanto organizamos a Exposição “Fortificações da Ilha de Santa Catarina” que é compôs de varias fotografias das fortalezas, Trajes de época, replicas de canhão e maquetes das fortificações de: São Jose da Porta Grossa (Ilha de Santa Catarina/Praia do Forte), Santa Cruz (Ilha de Anhatomirim) e Santo Antonio (Ilha de Ratones Grande).

LOCAL: Espaço Cultural do Arquivo Público de Estado de SC.
Rua Duque de Caxias, 261, Saco dos Limões, Florianópolis/SC
DATA: 02/05 a 03/06/2011(2ª a 6ª feira -das 13h às 19h)

Maiores Informações: (48) 3721.8302 c/ Joi ou (48)3239.6070

Para conhecer mais sobre essas fortificações mantidas pela UFSC, acesse na Internet o endereço: www.fortalezas.ufsc.br
Para conhecer sobre essas fortalezas e todas as demais fortificações da Ilha de Santa Catarina acesse na Internet o endereço: www.fortalezasmultimidia.com.br/santa_catarina

Promoção:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA/ Secretaria de Arte e Cultura

SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO SANTA CATARINA

IMPRENSA E EDITORA OFICIAL DO ESTADO DE SC
ARQUIVO PUBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA


Realização:
Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/UFSC

VOLTAR
check our Beach wedding dresses collection
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites