home       sábado, 21 de setembro de 2019

 

Passagem de comando emociona civis e militares
A solenidade que marcou a troca de comando do Comando Militar do Sudeste reuniu e emocionou centenas de civis e militares no dia 16 de março, em São Paulo.

Na manhã de 16 de março, quarta-feira, aconteceu a solenidade de passagem de comando do Comando Militar do Sudeste (CMSE), com a presença do comandante do Exército brasileiro, gen.-de-ex. Enzo Martins Peri. O novo comandante é o gen-de-div. Adhemar da Costa Machado Filho, que assume o posto em substituição ao gen.-de-ex. João Carlos Vilela Morgero, que realizou um excelente trabalho à frente do CMSE e agora vai para Brasília, onde assumirá as funções de chefia do Preparo-Emprego do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa.
Responsabilidade

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, prestigiou a solenidade e ressaltou que comandar o CMSE representa uma grande responsabilidade. “Participamos hoje de uma importante cerimônia, pois o comando do Comando Militar do Sudeste representa um cargo de enorme responsabilidade e a Prefeitura do Município de São Paulo se faz presente para agradecer ao trabalho do comandante que sai, gen.-de-ex. João Carlos Vilela Morgero, desejando também boa sorte ao que chega, gen-de-div. Adhemar da Costa Machado Filho, nos colocando à disposição para tudo aquilo que foi preciso.”


Desafio

Novo comandante do Comando Militar do Sudeste, o gen-de-div. Adhemar da Costa Machado Filho, disse estar pronto para mais este grande desafio em sua carreira militar. “O Comando Militar do Sudeste é um modelo dentro do Exército brasileiro e temos que preservar estes laços de amizade que existem com a sociedade de São Paulo, bem como a eficiência do trabalho atribuído em todas missões que cabe a nós. O gen.-de-ex. João Carlos Vilela Morgero é reconhecido no Exército brasileiro como um exemplo de militar por sua dedicação, serenidade e espírito de liderança e vou procurar segui-lo sempre. Um outro aspecto que está me impressionando é o calor humano com que estou sendo recebido pela sociedade paulista e já me sinto em casa para este novo desafio em minha carreira.”

Larga experiência

O gen-de-div. Adhemar da Costa Machado Filho nasceu em 5 de agosto de 1950, na cidade de Caçapava-SP. Incorporou às fileiras do Exército em 2 de março de 1970, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ, e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1973. Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Como oficial superior serviu no Comando Militar do Oeste, em Campo Grande-MS na Casa da Presidência da República, em Brasília na Missão Militar Brasileira de Instrução, no Paraguai no Centro de Comunicação Social do Exército brasileiro, em Brasília no gabinete do ministro do Exército e foi também assistente do chefe do Estado-Maior do Exército. No biênio 1996/97, comandou o 62º Batalhão de Infantaria Motorizado em Joinville-SC, e, de agosto de 1996 a março de 1997, comandou o 3º Contingente de Força de Paz, em Angola. Ascendeu ao último posto em 31 de março de 2008. Como oficial-general foi comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis-SC chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal, em Brasília comandante da 11ª Região Militar, em Brasília chefe do Centro de Comunicação Social, em Brasília e comandante da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército, em Curitiba-PR. Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Ordem do Mérito Militar no Grau Comendador, Medalha das Nações Unidas (Unvaem III) e Distintivo de Comando Dourado.

Missão cumprida

Para o gen.-de-ex. João Carlos Vilela Morgero, sua missão foi cumprida plenamente no período em que esteve à frente do Comando Militar do Sudeste. “Considero minha missão cumprida e deixo São Paulo levando comigo o carinho do povo paulistano e paulista. Agradeço a todos que sempre me prestigiaram e a partir de agora estarei à disposição de todos em Brasília na função de chefe do Preparo-Emprego do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Deixamos um legado e, com toda certeza, o gen-de-div. Adhemar da Costa Machado Filho dará prosseguimento a todo trabalho que realizamos aqui. Mais uma vez agradeço a presença do jornal Semanário da Zona Norte, que sempre esteve ao nosso lado.”

Palavras de despedida

O gen.-de-ex. João Carlos Vilela Morgero proferiu emocionadas palavras de despedida. “Minha missão foi coroada pela satisfação de ter conquistado novas e legítimas amizades pela convicção de ter contribuído para solidificar o nome do Exército brasileiro junto à sociedade paulista e paulistana.

A solenidade contou com a presença do Gen Ex Enzo Martins Peri, Comandante do Exército
do Gen Ex Antonio Gabriel Esper, Comandante de Operações Terrestres
do Gen Ex João Carlos Vilela Morgero, Comandante Militar do Sudeste
do Gen Ex Oswaldo Muniz Oliva
Gen Ex Arby Ilgo Rech
do Gen Ex Rômulo Bini Pereira
do Gen Ex Luis Edmundo Maia de Carvalho
do Gen Ex Renato Cesar Tibau da Costa
do Vice Almirante Valter Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho, Comandante do 8º Distrito Naval
do Maj Brig Ar Paulo Roberto Pertusi, Comandante do IV Comar
do Gen Div Carlos Alberto dos Santos Cruz, Comandante da 2ª Divisão de Exército
do Vice Almirante Ney Zanela dos Santos
do Gen Div Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky, Comandante da 2ª Região Militar
do Gen Div Sérgio Luiz Vaz da Silva
do Gen Bda Roberto Sebastião Peternelli Junior, Comandante da Aviação do Exército
do Gen Bda Carlos Cesar Araujo Lima, Comandante da 12ª Bda Inf L
do Gen Bda Roberto Severo Ramos, Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas
do Gen Bda Carmo Antonio Russo, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste
do Contra Almirante Luciano Pagano Júnior
do Gen Bda Luis Antonio Silva dos Santos, Comandante da 1ª Bda AAAe
do Gen Bda Carlos Mauricio Barroso Sarmento, Comandante da 11ª Bda Inf L
do Gen Bda Hedel Fayad
do Gen Bda Aldebert de Queiroz
do Gen Bda Euclides Bueno Filho
do Gen Bda José Monteiro Mendes
do Gen Bda Luiz Faro
do Gen Bda Gilberto Serra
do Gen Bda Akira Obara
do Gen Bda Manoel Morata Almeida
do Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab
do Dr Antonio Ferreira Pinto, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo
do Dr Lourival Gomes, Secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo
do Cel PM Álvaro Batista Camilo, Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo
do Cel PM Clóvis Santinon, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo
do Desembargador Luis Cristiano Gomes
do Desembargador Marco Antonio Marques da Silva
do Desembargador Armando Sergio Prado de Toledo
do Desembargador Paulo Miguel de Campos Petroni
do Deputado Estadual Fernado Capez,
do Dr Mauricio José Lemos Freire, Delegado Piloto do Serviço Aerotático da Polícia Civil
do Dr Fabio Meireles, Presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo,
Dr Roberto Duailibi,
Dr. Aluizio Rebello,
entre outras autoridades civis e militares

VOLTAR
check our Beach wedding dresses collection
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites