home       sábado, 21 de setembro de 2019

 

Lançamento do Livro
Autógrafos e celebrações marcaram o lançamento de Muralhas de Pedra Canhões de Bronze Homens de Ferro, em São Paulo. O Governador do Estado, José Serra, enviou seus cumprimentos e votos de sucesso para a obra, cujo primeiro volume detalha as edificações militares do Rio de Janeiro.
Autógrafos e muito reconhecimento: a publicação do livro traz ao Professor o mérito de um brilhante trabalho.

Segundo estudiosos, a construção de uma edificação militar era um trabalho de minuciosa engenharia. Com bases sólidas, profissionais experientes e muito trabalho se erguiam as muralhas de pedra que ao longo da história protegeram nosso território e ajudaram a construir a história do Brasil.

De maneira semelhante, a publicação do livro Muralhas de Pedra Canhões de Bronze Homens de Ferro foi um trabalho de pesquisa minuciosa, referenciado, ricamente ilustrado, fruto de trinta anos de pesquisa e dedicação do Professor Adler Homero Fonseca de Castro. Se as fortificações desempenharam o importante papel de defesa do território brasileiro, o livro lançado no dia 10 de novembro em São Paulo garante que esse patrimônio não será esquecido, desempenhando também um papel de defesa: contra a ignorância, contra o esquecimento.

Justamente por isso a importância deste livro, que é uma espécie de inventário histórico das fortificações militares brasileiras foi o destaque na noite de lançamento do primeiro volume, que traz teorias das fortificações, história das fortificações portuguesas e as edificações militares no Rio de Janeiro.

Participaram da Cerimônia o Presidente da Fundação Cultural exército Brasileiro Roberto Duailibi o chefe do Comando Militar do Sudeste General Ésper o Diretor do Banco Safra José Robero Marcelino dos Santos e diversos civis e militares envolvidos ou interessados em história e cultura. O Governador de São Paulo enviou carta agradecendo o convite para o lançamento e desejando sucesso para a obra e seu autor.

Para o General Antônio Gabriel Esper, a comemoração era tanto pelo lançamento do livro como pela importância do Professor Adler como pesquisador para manter viva a história das edificações militares do Brasil: “Fico muito orgulhoso pelos projetos quem vem sendo realizados pela FUNCEB na promoção da cultura militar no Brasil”, afirmou.

José Roberto Marcelino dos Santos, do Banco Safra, também elogiou a publicação detalhista com imagens raras e todo o trabalho de pesquisa que gerou o livro: “Esses trabalhos de pesquisa promovem a cultura e a história brasileira e é importante que ainda existam pessoas dispostas a produzir e investir em cultura”, afirma ele, que também ressaltou a atuação do Banco Safra em projetos culturais há mais de 30 anos e a parceria com a FUNCEB em diversos projetos.

Também presente no lançamento, o Maestro da Banda Sinfônica do Exército Benito Juarez afirma que sente-se orgulhoso por mais este projeto concretizado pela FUNCEB. Para trazer ainda mais brilho ao evento, o quinteto de cordas da Banda Sinfônica presenteou os convidados com um repertório eclético que reunia canções clássicas barrocas até músicas consagradas da MPB. “Escolhemos um repertório que combinasse com a obra, então também apresentamos composições clássicas e brasileiras, exatamente como aconteceu com as fortificações do exército, que incluíram tecnologia e engenharia portuguesas e ajudaram a construir patrimônios brasileiros, com características próprias”, explicou.

O autor da obra, mestre em História e Professor Adler Homero Fonseca de Castro distribuiu, além de muitos autógrafos, o orgulho pela missão exemplarmente cumprida. “Sinto-me como alguém que dá à luz depois de uma gestação de mais de 30 anos”, afirmou. Ele ressaltou que durante a pesquisa foram descobertas edificações até então desconhecidas, por isso o papel do livro é maior do que simplesmente documentar as fortificações. “Acredito que com a publicação ainda descobriremos muitas surpresas pelo país”, afirma o autor, que agora trabalha para lançar os dois novos volumes.

“Muralhas de Pedra Canhões de Bronze Homens de Ferro” é um livro que, segundo o General-de-Exército Paulo César de Castro, que escreveu o prefácio da obra, ensina muito sobre a História Militar do Brasil e a História do Brasil, segundo ele “ escrita nos muros de suas fortalezas”. O prefaciador finaliza convidando à leitura: “Às muralhas de pedra e aos canhões de bronze e ferro, pois, leitores de aço”.

O livro foi editado pela FUNCEB com apoio do Exército Brasileiro.



VOLTAR
check our Beach wedding dresses collection
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites