home       segunda-feira, 26 de junho de 2017

 

FUNCEB recebe homenagem do Exército Brasileiro
Medalha do Pacificador foi entregue no dia 25 de agosto, dia do soldado. A honraria é concedida a militares, personalidades e instituições que tenham contribuído para elevar o prestígio do Exército ou promovido relações de amizade entre a instituição e outras nações.

A Fundação Cultural Exército Brasileiro está em festa. A instituição civil, fundada em março de 2000, recebe em agosto uma das principais honrarias concedidas pelo Exército Brasileiro: a Medalha do Pacificador.

A Medalha do Pacificador foi criada em 1953, como parte das homenagens do Exército a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no aniversário dos 150 anos de seu nascimento. A honraria é conferida a militares e civis, brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para elevar o prestígio do Exército ou promovido relações de amizade entre a instituição e outras nações.

A data escolhida para a entrega de tão importante reconhecimento não poderia ser outra: o dia do soldado, celebrado na data de aniversário de Caxias, patrono do Exército.
O decreto 4207, de 2002, declara que a Medalha será concedida pelo Comandante do Exército, entre outros, “às organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credoras de homenagem especial do Exército”.

O diretor executivo da FUNCEB, General Juarez Genial, afirma que todos os participantes da entidade sentem-se honrados e reconhecidos pela insígnia. “A FUNCEB deve ser entendida como uma importante parceira do Exército e tem por finalidades, entre outras, a de desenvolver ações relacionadas a atividades de natureza cultural, desportiva, educacional, de comunicação social, de preservação do meio ambiente e de assistência social desenvolvidas pelo Exército, promover os valores centrais das instituições militares brasileiras, e recuperar e preservar o patrimônio histórico e artístico do Exército”.

O General destacou a importância dos projetos desenvolvidos ao longo dos 16 anos de história da Fundação, entre eles a publicação de livros e revistas, a restauração e revitalização de importantes sítios históricos fortes, fortalezas e monumentos, além de projetos permanentes, como a Banda Sinfônica do Exército e a Rádio Verde-Oliva, e da participação em projetos, como Projeto Rondon e Soldado Cidadão.




VOLTAR
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites