home       sábado, 21 de setembro de 2019

 

Projeto Visada leva lunetas e informações aos fortes cariocas
Iniciativa do Exército tem como objetivo multiplicar a visitação aos Fortes do Rio de Janeiro, e integrá-los aos demais monumentos turísticos e culturais da cidade.

Sob a coordenação da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), o Projeto Visada teve início em 2012, nos fortes da Zona Sul Carioca.
Visitantes pagam R$ 1 para conhecer melhor os locais que compunham a defesa da cidade, das praias e das paisagens naturais do Rio. Também recebem informações sobre as fortificações, sua história e sua arquitetura.
O primeiro ponto a ter a novidade foi o Forte do Leme. No topo do morro, em meio a uma área remanescente de Mata Atlântica, a construção de 1776 situada a 124 metros de altura reserva ao turista uma das melhores vistas da Praia de Copacabana e também da Praia Vermelha, do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara. O forte foi um antigo ponto de vigília dos militares contra embarcações estrangeiras no período colonial e hoje atua na preservação ambiental do morro.
Os idealizadores do projeto acreditam que essa integração ganha força com a inclusão das lunetas, que possibilitam ao turista contemplar as belezas cariocas de ângulos raros, provavelmente únicos para o observador. Isso também favorece divulgação dos Fortes Históricos para a sociedade como atração turística. Além do Forte do Leme, a inovação já está disponível no Forte de Copacabana, no Morro da Urca (numa das paradas do Bondinho) e em breve deve chegar a outros pontos de interesse.
As lunetas contam também com placas informativas, que orientam o visitante.

VOLTAR
check our Beach wedding dresses collection
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites