home       quinta-feira, 20 de junho de 2019

 

8º Seminário de Cidades Fortificadas
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército promoverá o "8º Seminário de Cidades Fortificadas" e o "3º Encontro Técnico de Gestores de Fortificações". Os eventos ocorrerão simultaneamente no Rio de Janeiro, Brasil, de 22 a 26 de outubro de 2012.

Das sete edições anteriores do Seminário, as cinco primeiras ocorreram no Uruguai (Montevidéu, Colônia do Sacramento e Maldonado), sob a coordenação do Espacio Cultural Al Pie de la Muralla, a sexta foi em Florianópolis, Santa Catarina sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarinha UFSC e a última foi organizada pela Prefeitura do município de Bertioga, no estado de São Paulo.

Esses encontros, iniciados em 2005, permitiram fomentar um considerável número de produções e investigações sobre o tema das fortificações no Uruguai, Brasil, Chile, Colômbia, Açores, Portugal, além de terem possibilitado um proveitoso intercâmbio entre os especialistas dessas nacionalidades.

Com a participação de estudiosos e mantenedores de fortes e fortalezas de diversas cidades do Brasil e dos países convidados, será possível apresentar um panorama das ações desenvolvidas nas diversas fortificações, possibilitando uma salutar troca de experiências no que diz respeito aos temas: auto-sustentabilidade parcerias e projetos captação de recursos corpo técnico manutenção e conservação de edifícios e acervos pesquisa e documentação divulgação e difusão cultural educação patrimonial visitação e turismo acessibilidade uso adequado dos espaços atividades artístico-culturais, entre outros temas pertinentes.

O objetivo é mostrar de que forma cada gestor vem atuando nessas áreas, equacionar problemas similares e tomar contato com soluções criativas de gestão realizadas em outras fortificações. Em resumo, promover o intercâmbio internacional de informações e experiências entre os diversos pesquisadores e instituições ligadas ao estudo, conservação, divulgação, gestão e valorização das fortificações históricas no Brasil e no mundo, estimulando os vários segmentos da sociedade organizada a conhecer, preservar e valorizar esse patrimônio histórico-cultural.

Comitê Organizador:José Cláudio dos Santos Júnior, Rafael Laurino, Edgley de Paula, Omar Conde, Iracema Alencar, Georgea Oliveira, Flávia Pereira, e Lydia Frangella ( Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército)

Comitê Técnico: Roberto Tonera (Projeto Fortalezas Multimídia UFSC) Joi Cletison Alves (Projeto Fortalezas UFSC) Adriana Careaga (Espacio Cultural Al Pie de la Muralla Uruguai) e José Cláudio dos Santos Júnior (Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército DPHCEx).

Público: Gestores e mantenedores das Fortificações historiadores arquitetos restauradores pesquisadores educadores estudantes antropólogos arqueólogos museólogos turismólogos militares moradores e turistas representantes do governo responsáveis pela gestão dos temas relacionados membros da sociedade civil organizada instituições afins, entre outros.

Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail joseclaudiosj@gmail.com

Exibir mapa

VOLTAR
check our Beach wedding dresses collection
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites