home       quarta-feira, 19 de junho de 2019

 

FUNCEB comemora doze anos divulgando a cultura militar brasileira
Fundada em março de 2000, a Fundação Cultural Exército Brasileiro comemora doze anos de existência. Para celebrar o aniversário, foram programados diversos eventos ao longo do mês. Participe!

No dia 1º de março de 2000, no cartório do 4º Ofício de Notas de Brasília, vinte e uma empresas instituidoras se reuniram para construir a Fundação Cultural Exército Brasileiro, entidade civil, pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Nascia a FUNCEB com ideário estatutário sintonizado na Política Cultural do Exército. Foi uma idéia por longo tempo desejada pela Instituição Militar.

Em solene cerimônia no Saguão Guararapes do QG do Exército, no dia 15 de março de 2000, em ato que contou com a presença do Ministro da Defesa, do Ministro da Cultura e de todo Alto Comando do Exército, o, então Comandante do Exército Gen Ex Gleuber Vieira procedeu, formalmente, à instalação da FUNCEB, quando também foram empossados o Presidente, os Diretores e os Membros dos Conselhos de Curadores e Técnico-Consultivo.

Em seus doze anos, a FUNCEB trabalhou arduamente pela divulgação da cultura militar. Diversas ações nas áreas de educação, meio ambiente, patrimônico, música e comunicação beneficiaram diretamente milhares de civis e militares.

Podemos citar, entre outras, a restauração da Fortaleza de Santa Cruz, a modernização do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, a realização do Projeto Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, a implantação do Projeto Soldado-Cidadão, o apoio contínuo à Banda Sinfônica do Exército, a criação e manutenção da Rádio Verde Oliva, a participação efetiva e importante na reativação do Projeto Rondon, a restauração da igreja do Bom Jesus da Coluna no Rio de Janeiro, a revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, a revitalização da Praça Duque de Caxias em Salvador, a restauração da portada do Forte do Brum, a parceria permanente no valioso projeto de cidadania Nossa Bandeira Escola de Civismo, a participação na preparação da equipe brasileira de paraquedismo para os V Jogos Mundiais Militares do CISM, além de proporcionar a edição de diversos livros em parceria com entidades civis e militares brasileiras, destacando, no conjunto, os livros "As Cadernetas de Rondon", "Muralhas de Pedra, Canhões de Bronze e Homens de Ferro", do Professor Adler Homero e "Segurança Internacional: Perspectivas Brasileiras", este em cooperação com o Ministério da Defesa e referência pioneira no assunto.

A correção de propósitos e a judiciosa administração fizeram com que a FUNCEB tivesse seu valor reconhecido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, agraciando-a com a condecoração do Grão-Colar, honraria destinada a "agraciar pessoas ou entidades que tenham contribuído, de forma excepcional e destacada, para a consolidação da boa imagem da Justiça ou do Ministério Público, ou agido, de modo exemplar, em benefício da sociedade". Vale lembrar que a FUNCEB é a única fundação de direito privado detentora da honraria nos últimos 50 anos.

Merece destaque, também, a participação efetiva da Fundação no Programa Mecenas, a aspiração maior de apoio e projeção da cultura do Exército Brasileiro.

A contemplação desse passado sugere a responsabilidade de um prosseguimento profícuo.

Eventos Comemorativos
Em Brasília
1) Palestra “Patrimônio Cultural Militar História e Valores”
- Palestrante: Gen Bda Márcio Tadeu Bettega Bergo, Chefe do Centro de Estudos e Pesquisas
de História Militar do Exército (CEPHiMEx).
- 13 de Março de 2012, às 1430h, no Auditório do Cmt EB, no 4º piso do QGEx

2) Coquetel Comemorativo após a Palestra, às 1530h, no Salão Nobre do Cmt EB, no 4º piso do
QGEx.

Em São Paulo

1) Palestra "Patrimônio Cultural Militar História e Valores"
- Palestrante: Gen Bda Márcio Tadeu Bettega Bergo, Chefe do Centro de Estudos e Pesquisas
de História Militar do Exército (CEPHiMEx).
- 19 de Março de 2012, às 1900h, no Auditório do CMSE

2) Apresentação da Banda Sinfônica do Exército
- Após a Palestra, às 2000h, no Espaço Cultural do CMSE.

3) Coquetel Comemorativo após a apresentação da Banda, às 2040h, no Espaço Cultural do
CMSE.

No Rio de Janeiro
1) Palestra "Patrimônio Cultural Militar História e Valores"
- Palestrante: Gen Bda Márcio Tadeu Bettega Bergo, Chefe do Centro de Estudos e Pesquisas
de História Militar do Exército (CEPHiMEx).
- 22 de Março de 2012, às 1700h, no Auditório do MHEx/Forte de Copacabana
2) Coquetel Comemorativo após a Palestra, às 18h00, no Espaço Cultural do MHEx/FC.


VOLTAR
check our Beach wedding dresses collection
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites