home       sábado, 21 de setembro de 2019

 

Iniciativa no Forte de Copacabana estimula o desenvolvimento musical de jovens
Projeto “Orquestra de Violões do Forte” surgiu em 2010, numa parceria entre o Instituto Rudá, o Forte de Copacabana e o Exército Brasileiro, com o objetivo de estimular jovens de comunidades carentes a desenvolver suas habilidades musicais.
Imagem do Jornal O Dia

Uma orquestra formada por 35 jovens de 11 a 21 anos moradores de comunidades cariocas e estudantes da rede pública de ensino vem encantando o público carioca: são os integrantes da Orquestra de Violões do Forte, projeto criado em 2010, numa parceria entre o Instituto Rudá, o Forte de Copacabana e o Exército Brasileiro, com patrocínio da Dufry e apoio cultural da Associação Comercial do Rio de Janeiro e Rio Ônibus.

Além dos violões, a Orquestra conta com: Clarineta, Flauta transversa, Piano, Violoncelo e Violino. Os componentes ensaiam duas vezes por semana no Forte de Copacabana e começam a receber o reconhecimento e a valorização por um talento que já possuíam, mas que agora tem a condição de desenvolver.

A primeira apresentação do grupo aconteceu em outubro de 2011 e desde então eles vem colecionando elogios e novos convites.

Já com várias apresentações agendadas e buscando artistas em outras comunidades, a Orquestra Violões do Forte vem cumprindo o seu papel de incentivar novos talentos difundindo a cultura musical no país, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional.

O projeto conta com a Direção Executiva de Márcia Melchior, direção musical do renomado Antônio Carlos Marques Pinto, da dupla Antonio Carlos e Jocafi, tem arranjos e regência de Flávio Goulart de Andrade e como padrinho o Dr. Francisco Horta, Vice Presidente da ACRJ - Associação Comercial do Rio de Janeiro.


VOLTAR
check our Beach wedding dresses collection
Associação Comercial de SP Associação Comercial de SP DPZ FIAT ITAÚ

INSTITUIDORES E PARCEIROS                    LINKS                    TEMPO                    MAPA DO SITE
© Fundação Cultural Exército Brasileiro. Todos os direitos reservados.  Criação FamilySites